sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Curso de Cuidados com as Vias Aéreas.

O que se deve saber para cuidar das vias aéreas?
Este curso responde a esta pergunta. Procuramos, através de conceitos básicos, informar e esclarecer os aspectos que envolvem as vias aéreas, desde a anatomofisiologia, as vias de acesso, cuidados primários e os procedimentos de aspiração da vias aéreas. Disponibilizaremos artigos e discutiremos procedimentos através do fórum, com o intuito de padronizar condutas e melhorar a assistência prestada. Cuidar das vias aéreas é uma atividade multidisciplinar, que envolve todos os profissionais da área de saúde. Esta é uma boa oportunidade para tirar duvidas, informar, aprender e conhecer sobre os cuidados com as vias aéreas.
Este curso é composto pelas seguintes aulas:
Aula 1: Anatomofisiologia das vias aéreas superiores e inferiores
Aula 2: Via aérea artificial
Aula 3: Cuidados com as vias aéreas artificiais
Aula 4: Técnica de aspiração de vias aéreas


Acesse: http://www.medportal.com.br/curso/curso-cuidados-vias-aereas/

sábado, 30 de abril de 2011

O que acontece no Mundo?

Todos os dias, a cada minuto, a cada segundo, acontece coisas planejadas e não planejadas diante de nós ou em lugares tão longínquos que não imaginamos. Acontecimentos estes que nos deixa perplexos pela sua desenvoltura, ou seja, o que eles representam para nós, e outros por não terem importância para nós, não nos abala emocionalmente e nem estruturalmente.
Dentre os acontecimentos sociais recente, temos o Casamento Real, desta feita, muito bonito, elegante, charmoso, cheio de riqueza, porém poucos podem se realizar com este evento mas, muitos puderam assistir e vibraram com o evento.
No campo científico, várias são as descobertas nos diversos campos da ciência, importante para o desenvolvimento das espécies e do Mundo.
Nos acontecimentos esportivos, vários são os recordes batidos, as jogadas espetaculares, os dribles que deixam os adversários perplexos e ou irritados.
Na família, considerada o berço do comportamento ético, educativo, social e de respeito ao próximo, vários são os acontecimentos contraditórios a esses preceitos, como a violência a criança e a mulher.
Na política então esses são de mais, pois a cada dia nos deparamos com Leis e Resoluções que favorecem uma minoria da população, ou seja, os que tem um poder aquisitivo maior ou que pagam para isso.
Acontecimentos policiais seja abuso de policiais à população e ou a apreensão de drogas, prisão de traficantes e outros delitos como roubos e etc...
Desastres climáticos, guerras, revoluções, abuso de poder de Presidentes e muito mais.
Mas muitos acontecimentos não chegam ao nosso conhecimento, não são divulgados nos meios de comunicação, ficando assim sem ter um tratamento especifico de acordo com o grau de comprometimento.
É muito importante que nós, independentes do meio de comunicação, divulgássemos tudo que vemos, tudo que sabemos, pois assim alguém estaria se beneficiando das nossas publicações.




terça-feira, 18 de janeiro de 2011

XI Jornada de Fisioterapia em Cardiologia da SOCERJ 2011

Estará acontecendo em 03 de Agosto de 2011 no Hotel Intercontinental - Rio de Janeiro a XI Jornada de Fisioterapia em Cardiologia da SOCERJ 2011, este evento faz parte do 28º Congresso de Cardiologia da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro.
Visite o link:
http://sociedades.cardiol.br/socerj/

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Hipertensão Arterial

A Hipertensão Arterial é uma doença do sistema cardiovascular que acomete em torno 30% da população(DATASUS). Conhecida como pressão alta, apresenta sinais e sintomas clássicos, mas seu diagnóstico é feito através da aferição da pressão arterial pelo esfigmomanômetro.
Pode surgir em qualquer indivíduo sem distinção de raça e ou cor, porém apresenta fatores de risco onde o mesmo aumenta a chance de adquirir a doença.
O exercício fisico aliado ao tratamento farmacológico e a ingestão de alimentos saudavéis irão contribuir para a diminuição dos valores tensionais e ao controle dos mesmos.

Links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertens%C3%A3o_arterial



Publicado recente no Saúde em Foco (Universidade Veiga de Almeida)
http://www.youtube.com/watch?v=jbq0DcLucec

I BRISPE

Recentemente participei do I Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics (I BRISPE) na UFRJ nos dias 10 e 13/12/10 , que foi uma iniciativa que reuniu os esforços da UFRJ, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), da Universidade de São Paulo (USP), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do Instituto Inter-Americano para Pesquisa em Mudanças Globais (IAI).
O objetivo desta reunião foi a discussão sobre integridade na pesquisa científica que vem sendo realizado em várias partes do mundo, principalmente nos Países que apresentando produtividade nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, e que os princípios éticos e de integridade científica não fiquem banalizados com o crescimento da ciência e com os avanços tecnológicos em geral.
Na Inglaterra, Canadá, Estados Unidos, Alemanha, Japão e Coreia, tem-se registrados vários casos de má conduta e que chamaram a atenção do mundo sobre os temas sobre pesquisa e publicações cientificas.
Foram criados órgãos reguladores nesses países, novas políticas para concessão de fomento à pesquisa por agências financiadoras e mudanças nas políticas editoriais de periódicos científicos internacionais (National Science Foundation (NSF), The American Association for the Advancement of Science (AAAS), US Office of Research Integrity, The European Science Foundation (ESF), The International Council for Science (ICSU), UK Office of Research Integrity e do Committee on Publication Ethics (COPE), dentre outros).
No Brasil e América Latina essa discussão vem ocorrendo de forma muito incipiente. Foram discutidas questões atuais relacionadas à integridade científica, que incluem mudanças significativas nos critérios de avaliação de projetos de pesquisa, de autoria de trabalhos científicos e nos processos de submissão e revisão de manuscritos em periódicos internacionais. 
Nessa reunião foram discutidos, em âmbito internacional, o envolvimento de (embora não esteja limitada a) cientistas, líderes de pesquisa, gestores, sociedades científicas e editores de periódicos científicos. Os endereços abaixo inclui a abordagem de casos de má conduta científica, como a fabricação, a falsificação, o plágio e práticas consideradas questionáveis no ambiente de pesquisa:

Elsevier to contribute 9 million articles to CrossCheck, 2008.
http://www.elsevier.com/wps/find/authored_newsitem.cws_home/companynews05_00953

First ESF-ORI World Conference on Research Integrity, 2007
http://www.esf.org/index.php?id=4479

Each co-author should sign to reduce risk of fraud (Nature, 450, p. 610, 2007).
http://www.nature.com/nature/journal/v450/n7170/full/450610a.html

Who is accountable? How the responsibilities of co-authors for a scientific paper's integrity could be made more explicit (Nature, 450, p. 1, 2007).
http://www.nature.com/nature/journal/v450/n7166/full/450001a.html

Research Ethics: Experts ponder how best to prevent and respond to scientific misconduct as three Japanese cases conclude (Chemical & Engineering News, 85, 76-79, 2007).
http://pubs.acs.org/email/cen/html/021207094654.html

Geophysicist faces probe into use of research funds: Co-founder of European Academy of Sciences comes under scrutiny (Nature, 446, 236- 237, 2007).
http://www.nature.com/nature/journal/v446/n7133/full/446236a.html

Research Integrity: Bubble fusion researcher cleared of misconduct charges, but doubts linger (Science, 351, p. 921, 2007).
http://www.sciencemag.org/cgi/content/summary/315/5814/921

Research misconduct: Federal agencies handle fabrication, falsification, and plagiarism allegations differently, but all take claims seriously (Chemical &Engineering News, 18-22, 2006).
http://pubs.acs.org/cen/government/84/8445gov1.html

Misconduct: lack of action provokes web accusations (Nature, 441, p. 932, 2006).
http://www.nature.com/nature/journal/v441/n7096/full/441932a.html

Named and shamed: As accusations of scientific misconduct in China become rife, some fear persecution reminiscent of that used in the Cultural Revolution (Nature, 441, 392-393, 2006).
http://www.nature.com/nature/journal/v441/n7092/full/441392a.html

Scientists behaving badly (Nature, 435, 737-738, 2005).
http://www.nature.com/nature/journal/v435/n7043/full/435737a.html

Korean cloning scandal: prosecutors allege elaborate deception and missing funds (Science, 312, 980-981, 2005).
http://www.sciencemag.org/cgi/reprint/312/5776/980.pdf

Misconduct finding at Bell Labs shakes physics community (Nature, 419, 419-421, 2002).
http://www.nature.com/nature/journal/v419/n6906/full/419419a.html

Links interessantes:
http://publicationethics.org/
http://www.singaporestatement.org/